top of page

Florestas são as criações coletivas do Coletivo Arvorecer de casa em casa

parte 1 - experiências de arvorecer.jpg
20210612_114442_edited.jpg
20210612_114018_edited.jpg

AUTORES

Comunidade da Aldeia Awa Porungawa Dju (Pajé Guaíra Awa Dxitsapeá Guaíra, Cacique Arildo Awa Guyra Ruitxa, Professor Dhevan Kawin, Kunha Djatsy Tátá Mulher estrela), Alik Wunder, Ana Piu, Caio Costa, Cibele Mateus, Cristina Suzuki, Isilda Oliveira, Lucas Gobatti, Marcus Vinicius de Souza Ferreira, Mariana Vilela, Sara Melo, Susana Dias, Tatiana Oliveira e Victor Iwakami.

ORGANIZAÇÃO

Susana Dias e Mariana Vilela

ANO

2021

EDITORA

BCCL-Unicamp

DISTRIBUIÇÃO

Revista ClimaCom

SOBRE O LIVRO

 

“Experiências de Arvorecer” é um livro-floresta que compartilha diferentes experiências de conexão com a Terra a partir de saberes originários, artísticos e científicos. Para criar este livro nos reunimos em oficinas virtuais durante um dos períodos críticos da pandemia que nos assola. A cada encontro, a floresta nos chamava a dançar, cantar, meditar, bordar, fotografar, brincar, rir, desenhar, pintar, escrever e sonhar. A floresta nos lembrava da potência de viver juntos e de compartilhar nossas práticas e saberes em prol da criação de algo coletivo que afirme a vida. Floresta é chamado que não tem fim. Quando chega, toma tudo de uma alegria que cresce continua e vagarosamente, plena de entusiasmo de existir e de exuberância contagiante. Este livro é parte do movimento de fazer escuta a esse chamado, um chamado que os povos ameríndios e africanos nunca esqueceram de ouvir, e que aqui tivemos o privilégio de entrar em relação com a participação da comunidade tupi-guarani da aldeia Awa Porungawa Dju, e acessando e conectando diferentes ancestralidades de todos os participantes. Com este livro aprendemos que a proteção das florestas depende de nossa amizade com as plantas, animais, com o ar, os rios e a terra, depende de percebermos a floresta que vive em nós e, também, a floresta que podemos nos tornar e que precisamos aprender a fazer e proliferar por diferentes gestos, materiais e modos de existir. Dar expressão sensível a esse movimento, fazer da floresta uma causa comum entre nós, nos fez buscar e acolher palavras, imagens e sons que não apenas querem honrar essas florestas, mas que desejam criar uma língua capaz de guardar e proteger seus mistérios.

do posfácio de Susana Dias

EXPERIÊNCIAS DE ARVORECER – LIVE-OFICINA DE LANÇAMENTO COM OS AUTORES

Este livro foi uma ação realizada com recursos da Lei Federal no. 14.017, de 29 de junho de 2020 – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. É uma produção do Coletivo Arvorecer, do Projeto Arvorecer de Casa em Casa, do grupo de pesquisa multiTÃO (CNPq), do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Revista ClimaCom.

bottom of page